Conteúdos

Embalagem agrega sabor e durabilidade

25 de Fevereiro de 2021 Embalagem agrega sabor e durabilidade

Quem nunca sofreu na vida para abrir um pote de azeitonas e teve que pedir ajuda para outra pessoa? Essa é uma situação que muita gente já passou na vida e por mais estranho que pareça, ainda bem que não foi fácil abrir o pote.



Com a industrialização de muitos alimentos, os conservantes estão mais presentes no prato em que comemos e uma forma de reduzir o uso deles ou manter o produto o mais natural possível, é fazendo o uso de uma boa embalagem que nem sempre pode ser prática.



Porém, uma das embalagens mais usadas e que garante uma boa durabilidade do alimento, é aquela do processo à vácuo. Isso não tem relação com conservantes no alimento e sim, pelo fato de que o vácuo retira todo o ar envolta do alimento, estendendo sua vida útil e preservando seu sabor, cor e textura.



Vamos dar um exemplo para compreender melhor: suponha que você foi ao mercado e comprou 04 (quatro bananas) e deixou 02 (duas) fora numa fruteira em cima da mesa e as outras, na geladeira. Qual amadureceu mais rápido? A resposta certa é as que ficaram fora da geladeira em contato com o oxigênio e outro gases, que aceleram o amadurecimento.



Então, sempre que for adquirir um produto à vácuo (como um bacon), preste sempre atenção se há a presença de ar na embalagem ou se você consegue manipular o alimento dentro dela. Se a resposta for sim para um das duas opções, não compre. Procure um produto em que a embalagem esteja em perfeito estado, afinal, é mais segurança e qualidade que você estará levando para a sua mesa.